Quando se comemora o ” dia do Professor”, é preciso uma reflexão a respeito desta profissão.
Inicio recordando que meu pai foi professor. Minha mãe fora sua aluna. Da relação pedagógica surgiu uma relação afetiva! Ele não exerceu a docência durante muito tempo , mas sinto que daí nasceu alguma coisa que tem a ver comigo, que deu significado à minha escolha. Escolha ? Isso não aconteceu ! Vocação ? Muito menos !
Tornei-me professora por circunstâncias relacionadas à necessidade financeira no período da ditadura militar no Rio de Janeiro. Gostava de escrever e queria ser jornalista. Isso não foi possível naquela época e busquei então a licenciatura e o bacharelado em História, disciplina que lecionei durante muitos anos até me aposentar no serviço público federal. Logo depois de ter concluído a graduação fiz o mestrado em Educação e a Psicopedagogia entrou e entranhou em minha vida. Nem por isso deixei de lecionar, passando a atuar em cursos de formação de psicopedagogos, no que me ocupo até hoje !
Introduzo desta maneira este post porque precisava demonstrar meu comprometimento com o tema. De professora à psicopedagoga e deste lugar para a docência. Tenho clareza de que, desde que me tornei psicopedagoga, passei a intervir no processo educativo a fim de possibilitar mudanças. Hoje percebo que a História e a Psicopedagogia foram essenciais para o meu perfil profissional, como articuladora de conhecimentos entre as áreas distintas e como refletora de uma filosofia interdisciplinar que é própria da Psicopedagogia.
Não sou mais uma professora que fez Psicopedagogia e atua num consultório . Hoje sou uma psicopedagoga em qualquer lugar que esteja e, na sala de aula, sou a psicopedagoga que leciona. Essa mudança foi conseguida após muitos anos de vivência no meio educacional e na prática da terapia das dificuldades de aprendizagem. São 49 anos de magistério e 35 de consultório, relacionando-me com professores. Por isso, sinto-me à vontade para trazer aqui algumas ideias a respeito do que seja um bom boa professor :
Estas características são as mais relevantes e penso que poderiam ser ampliadas em muitas vertentes. Cabe a cada docente identificá-las e traze-las à discussão, em seus comentários.
Um abraço carinhoso a todos que estão ou estiveram em sala de aula !