Estamos no decorrer das férias de verão.Daqui há cerca de 15, 20 dias as escolas reabrirão . Férias, para que te quero ?
Esta pergunta deve estar presente na mente dos pai. As férias escolares representam um período de descanso das rotinas escolares, muitas vezes estressantes, com seus horários e tarefas. Porém, só terão benefícios se forem bem aproveitadas. Ainda há tempo !
Refiro-me à possibilidade que este período traz para que as família brincarem com as crianças . O brincar é condição fundamental para o desenvolvimento humano ! Todo ser humano brinca e , com isso,desenvolve estruturas cognitivas e competências emocionais.
Brincar ao ar livre, com jogos simbólicos ou de regras, traz para a criança um benefício enorme , pois ela desenvolve aspectos psicomotores, linguísticos, aprende a lidar com os limites que a brincadeira impõe, dentre outras coisas.
A companhia dos pais é muito importante, porque nos momentos de interação abre-se um espaço de diálogo, de troca entre as gerações, de alegria e companheirismo, que nutre a criança de condições favoráveis para a vida.
Além disso, quando se abrem possibilidades de brincadeiras ao ar livre ou mesmo dentro de casa, com jogos, temos a estimulação de atitudes cooperativas, o trabalho com a ansiedade,com o foco na atividade, com a atenção e a concentração. Por outro lado, o brincar atua sobre a compulsão pela tela da TV ou do celular /tablet, frequente até em crianças bem pequenas.
Brincar e aprender são duas faces da mesma moeda. Os pais não são professores, mas, de acordo com a Psicopedagogia, são os primeiros ensinantes, ou seja, aqueles capazes de criarem de vínculos com o conhecimento. Por meio de jogos e brincadeiras, isso se faz de forma natural e espontânea.
Aproveitem as férias. Façam uso de algumas das sugestões anexadas a este post.