O professor usa o jogo como um recurso pedagógico para introduzir conteúdos curriculares,o que torna as aulas mais atraentes e interessantes para os alunos.
Hoje apresentamos um jogo que permite o trabalho com o cálculo mental, algo que estimula o cérebro e desenvolve operações mentais e funções cognitivas. É o jogo do 24.
O objetivo é que se chegue ao resultado 24, utilizando os 4 números do cartão (apenas uma vez cada um) e uma ou várias operações (adição, subtração, multiplicação, divisão).
Material : 30 cartões coloridos divididos em 4 partes, com 4 numerais em cada uma delas e pequenos círculos em cada um dos ângulos. jogo do 24
Regras:
Os alunos devem manter-se em silêncio diante de 1 cartão que é retirado de uma pilha disposta no centro da mesa. Quando um aluno sabe a solução do cartão, levanta o dedo e explica o raciocínio.
A pontuação é igual ao número de círculos do canto de cada cartão (1 círculo = 1 ponto; 2 círculos = 2 pontos; 3 círculos = 3 pontos). Se um cartão não é respondido corretamente, o aluno que respondeu incorretamente tem 1 falta e passa-se para o cartão seguinte.
Se um cartão não é respondido no tempo de um minuto, passa-se para o cartão seguinte.
Faltas:
Tem uma falta o aluno que: perturbar o grupo; responder fora da vez; der a solução errada.
Exemplo :
9 – 4 = 5 ; 5 + 1 = 6; 6 x 4 = 24
Este jogo é indicado para alunos do Ensino Fundamental 1 que estejam aprendendo os cálculos .
Imprima os cartões, plastifique-os e experimente !