Continuando a série de posts sobre como estimular as crianças com atividades que contribuem para seu desenvolvimento, trazemos agora sugestões de atividades com escrita.
Podemos praticar a escrita em qualquer momento, aproveitando qualquer atividade com as crianças, durante as férias, lembrando sempre que o desenho é uma forma de expressão simbólica que tem grande valor na escrita.
Brincar de stop, por exemplo, é uma oportunidade de se promover a escrita, reforçando as letras do alfabeto. O jogo stop, também conhecido como adedanha ou adedonha, é uma brincadeira em grupo, na qual os jogadores devem ser rápidos com as palavras. Basicamente, para jogar stop as pessoas se reúnem, determinam diferentes categorias como Nome, CEP (cidade, estado e país), Ator/Atriz, PHC (parte do corpo humano) etc, e sorteiam uma letra do alfabeto. Sorteada a letra, o jogo começa. Para cada tema, os jogadores devem encontrar uma palavra que comece com a letra sorteada. Quem preenche primeiro todas ou um número mínimo de categorias fala stop e todos os outros jogadores param o jogo. Vence quem somar mais pontos. Há uma versão on line do jogo, em https://stopots.com.br/
É interessante estimular a criança a escrever sobre experiências vividas durante as férias. Pode-se preparar um caderno para que desenhem e depois escrevam algumas frases sobre o que aconteceu no passeio, na praia, no parque, no cinema… Nesta atividade não é tanto a quantidade de desenhos e produções escritas, mas a qualidade. Importante que a criança desenhe com riqueza de detalhes, que o trabalho seja limpo, que possa começar num dia e terminar em outro.
Desenhar e escrever na areia da praia, usando a ponta dos dedos ou gravetos, assim como fazer o mesmo com giz no chão são atividades que permitem a experimentação de materiais diversos. Isso também é válido com massa de modelar e tintas, que permitem a criação de desenhos e de letras e palavras.