A Linguagem é um processo de significação
De acordo com o psicanalista francês Jacques Lacan (1901-1981), a subjetividade humana é constituída a partir do que ele denomina Estádio do Espelho, cuja primeira fase é a de identificação com a mãe, depois vem a intervenção do pai e daí, subsequentemente, a identificação com o pai, que encarna a lei social.
Por volta dos 18 meses a criança deve estar neste terceiro momento, adentra a tríade familiar e nela encontra sua justa posição. Ultrapassa a relação dual com a mãe, torna-se sujeito distinto dos genitores e acede ao mundo da linguagem por meio da fala.
A partir desta conquista , usando a palavra como símbolo, a criança traz à mente imagens de objetos que não se acham presentes em seu campo visual. Esta capacidade de pensar com símbolos é que forma a base do raciocínio, da memória e da compreensão dos fatos da vida.
O acesso à linguagem implica a introjeção de uma matéria significante ( fonemas, morfemas, grafemas ) disponíveis no meio social e cultural.
Logo após os 2 anos de idade a criança já é capaz de lidar com conceitos simples, usando palavras para denominar objetos e classes de objetos.
Por volta dos 4 anos, já deve ser capaz de diferenciar a classe dos objetos, ou seja, compreender que um cavalo pertence à classe dos animais, que uma cadeira à classe dos móveis etc.
Piaget considera que o acesso à linguagem marca a passagem do período sensório motor para o pré-operatório e destaca a importância de a criança trabalhar com símbolos para progredir em seu desenvolvimento cognitivo.
Por isso, a Educação Infantil deve ter como um de seus objetivos mais relevantes o desenvolvimento de habilidades linguísticas, que permitam à criança expressar seu pensamento com clareza, antes de que a alfabetização se inicie, aos 6 anos, como previsto em lei, pois leitura e escrita são complementos da fala e quando a criança não expande seu campo simbólico pela oralidade, pode vir a ter dificuldades na alfabetização.
Antecipar procedimentos para alfabetização antes que a criança tenha desenvolvimento suficiente de sua linguagem oral pode ser um risco para sua saúde mental. Pais e professores precisam estar atentos a estas questões.