O Uso de Portfolios na Educação a Distância

O Uso de Portfolios na Educação a Distância

portfolio

O portfólio é um tipo Condemarín de avaliação autêntica, conforme Mabel Condemarín.

Em seu livro Avaliação Autêntica: um meio para melhorar as competências em linguagem e comunicação, a renomada autora chilena nos oferece uma visão a respeito de como avaliar valorizando o processo de aprendizagem do aluno, seus progressos e conquistas sem evidenciar apenas os produtos obtidos por meio de testes e expressos em graus.

O uso de portfólio constitui um procedimento inerente ao que Condemarín chama de avaliação autêntica. Os autores que defendem esta estratégia avaliativa argumentam, a título de exemplo, que um desenhista gráfico, em geral, possui um portfólio ou pasta com suas produções a fim de demonstrar suas competências. Nesta pasta ele inclui diversos tipos de trabalho que realizou, possibilitando que tais informações  cheguem aos outros e permitam que suas competências sejam reconhecidas e, mais ainda, este compilatório serve para que ele mesmo tome consciência de seu próprio desenvolvimento e possa planejar as experiências que lhe trarão maiores progressos.

Esta analogia é válida para se pensar na avaliação de alunos em classes presenciais e também em classes virtuais. No ensino presencial geralmente os professores organizam pastas para cada aluno, que fica responsável por compilar as produções que considera mais expressivas sobre seu aprendizado.

E na educação a distância ? É possível usar este tipo de avaliação ? Nossa experiência nos diz que sim! Para criar um portfólio e usá-lo como elemento avaliativo, temos  na web recursos digitais que o permitem. Na maioria das plataformas de ensino as produções dos alunos ficam automaticamente arquivadas e podem ser acessadas em diversos momentos por eles ou pelos professores.

Quando  a instituição não possui uma plataforma de ensino própria, sugerimos o uso do Trello.

No Trello  cada aluno pode ter sua pasta, na qual armazena os trabalhos e produções acadêmicas.  Os professores podem abrir  “quadros” para suas diversas turmas e ali disponibilizarem armazenamentotrello para cada aluno.  Qualquer projeto pode ter um  espaço virtual onde todos os arquivos, discussões e tarefas pertencentes ao grupo são armazenados e acessados pelos participantes .

Criado originalmente para atender a gerenciamento de projetos de empresas, o Trello foi incorporado com sucesso no ambiente escolar por sua versatilidade e por ser gratuito e disponível para  computadores e smartphones, o que facilita o acesso dos estudantes. A plataforma é extremamente versátil e pode ser usada tanto para o acompanhamento de tarefas pessoais quanto para equipes envolvidas em metodologias ativas, tais como aprendizagem por projetos e aprendizagem baseada em problemas.

driveOutro recurso que os professores podem usar para construir uma avaliação por portfólio, quando a escola não possui um AVA- Ambiente Virtual de Aprendizagem- é o armazenamento na nuvem, por meio do google drive, por exemplo.

gmail

Para isso, o docente precisa ter um gmail, que lhe possibilite este acesso. No drive ele pode abrir uma pasta para a turma e ali armazenar os arquivos dos alunos ou, então, pastas individuais, compartilhando com o aluno a possibilidade de editá-la, acrescentando suas produções mais significativas.

Os recursos on line estão à disposição dos professores. Podem e devem ser usados por todos que desejam incorporar autenticidade em seus processos avaliativos.

 

 

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Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

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