O portfólio é um tipo de avaliação autêntica, conforme Mabel Condemarín.
Em seu livro Avaliação Autêntica: um meio para melhorar as competências em linguagem e comunicação, a renomada autora chilena nos oferece uma visão a respeito de como avaliar valorizando o processo de aprendizagem do aluno, seus progressos e conquistas sem evidenciar apenas os produtos obtidos por meio de testes e expressos em graus.
O uso de portfólio constitui um procedimento inerente ao que Condemarín chama de avaliação autêntica. Os autores que defendem esta estratégia avaliativa argumentam, a título de exemplo, que um desenhista gráfico, em geral, possui um portfólio ou pasta com suas produções a fim de demonstrar suas competências. Nesta pasta ele inclui diversos tipos de trabalho que realizou, possibilitando que tais informações cheguem aos outros e permitam que suas competências sejam reconhecidas e, mais ainda, este compilatório serve para que ele mesmo tome consciência de seu próprio desenvolvimento e possa planejar as experiências que lhe trarão maiores progressos.
Esta analogia é válida para se pensar na avaliação de alunos em classes presenciais e também em classes virtuais. No ensino presencial geralmente os professores organizam pastas para cada aluno, que fica responsável por compilar as produções que considera mais expressivas sobre seu aprendizado.
E na educação a distância ? É possível usar este tipo de avaliação ? Nossa experiência nos diz que sim! Para criar um portfólio e usá-lo como elemento avaliativo, temos na web recursos digitais que o permitem. Na maioria das plataformas de ensino as produções dos alunos ficam automaticamente arquivadas e podem ser acessadas em diversos momentos por eles ou pelos professores.
Quando a instituição não possui uma plataforma de ensino própria, sugerimos o uso do Trello.
No Trello cada aluno pode ter sua pasta, na qual armazena os trabalhos e produções acadêmicas. Os professores podem abrir “quadros” para suas diversas turmas e ali disponibilizarem armazenamento para cada aluno. Qualquer projeto pode ter um espaço virtual onde todos os arquivos, discussões e tarefas pertencentes ao grupo são armazenados e acessados pelos participantes .
Criado originalmente para atender a gerenciamento de projetos de empresas, o Trello foi incorporado com sucesso no ambiente escolar por sua versatilidade e por ser gratuito e disponível para computadores e smartphones, o que facilita o acesso dos estudantes. A plataforma é extremamente versátil e pode ser usada tanto para o acompanhamento de tarefas pessoais quanto para equipes envolvidas em metodologias ativas, tais como aprendizagem por projetos e aprendizagem baseada em problemas.
Outro recurso que os professores podem usar para construir uma avaliação por portfólio, quando a escola não possui um AVA- Ambiente Virtual de Aprendizagem- é o armazenamento na nuvem, por meio do google drive, por exemplo.
Para isso, o docente precisa ter um gmail, que lhe possibilite este acesso. No drive ele pode abrir uma pasta para a turma e ali armazenar os arquivos dos alunos ou, então, pastas individuais, compartilhando com o aluno a possibilidade de editá-la, acrescentando suas produções mais significativas.
Os recursos on line estão à disposição dos professores. Podem e devem ser usados por todos que desejam incorporar autenticidade em seus processos avaliativos.
.