Rubricas Ou Matriz de Avaliação: seu uso na Educação a Distância

Rubricas Ou Matriz de Avaliação: seu uso na Educação a Distância

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A rubrica  ou matriz de avaliação facilita a aferição do rendimento do aluno nas áreas do currículo (assuntos ou temas) que são complexas, vagas e subjetivas . É indicada para questões discursivas, redações, produções de texto  ou auto avaliação.

As Rubricas possibilitam avaliar o desempenho dos alunos por meio de critérios específicos, de forma clara e objetiva. Embora seja gasto um tempo significativo em sua construção, uma rubrica representa ganho de tempo no momento da atribuição de notas, uma vez que a cada dimensão e nível de desempenho podem ser previamente associados a pontuações e pesos.

A utilização de rubricas tende a melhorar o desempenho dosalunos, uma vez que permite ao professor explicitar de modo claro o que espera deles.

A rubrica prepara o caminho para um feedback ágil e de fácil compreensão, especialmente se foi discutida com os alunos antes da realização da tarefa. A agilidade e a clareza do feedback é comprovadamente um dos fatores que permite ao aluno  superação de suas dificuldades.

A Construção de rubricas desenvolve as seguintes habilidades nos docentes:

  • Estimula a reflexão a respeito da relação entre os objetivos e as tarefas propostas;
  • Torna o trabalho de avaliar mais objetivo;
  • Estimula a comunicação dos critérios e o feedback dos alunos;;
  • Gera maior clareza a respeito das dificuldades e do potencial de cada estudante.

Na Educação a Distância  uso de rubricas é indicado e pode ser usado com facilidade pelos professores, com as  seguintes ferramentas:

webquestA WebQuest  é uma avaliação orientada na qual todos os recursos utilizados  são provenientes da Web. A proposta, desenvolvida por Bernie Dodge em 1995, nos primórdios do uso escolar da Web, trouxe possibilidades para desenvolver o aprendizado de conteúdos de forma orientada. 

Uma WebQuest é um recurso online elaborado para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa, que  pode ser criado pelo professor de uma determinada disciplina, pode ser interdisciplinar ou, ainda, ser utilizado por um grupo de alunos. O objetivo é resolver uma tarefa, suficientemente desafiadora para despertar nos estudantes a necessidade de solucioná-la, utilizando-se, para isso, de recursos disponíveis na Web. Esses recursos são apresentados na própria WebQuest por meio de links que direcionam os estudantes para as páginas que contribuem para a solução do problema. 

São itens fundamentais de uma WebQuest:

  • Uma introdução sobre o tema a ser estudado, funcionando como um “pano de fundo” para a proposta;
  • Uma tarefa desafiadora;
  • Fontes de informação necessárias para a execução da tarefa, incluindo a Web e seus recursos;
  • Descrição do processo, claramente organizado em passos que orientem o trabalho dos estudantes, porém que possibilitem a reflexão e a tomada de decisões;
  • Orientação sobre como organizar a informação adquirida e uma conclusão que apresente aos estudantes o que eles aprenderam e os encorajem a utilizar a pesquisa em outros domínios do conhecimento (DODGE, 1995).

Ao elaborar tarefas desafiadoras, pensar no envolvimento dos membros do grupo é fundamental. Os participantes podem ter papéis para que, ao exercerem funções específicas, tornem-se corresponsáveis pela solução do problema, interagindo e buscando soluções em comum acordo com todos os envolvidos. Mais do que uma busca pela resposta a um problema, há uma construção coletiva de conhecimentos.

 Para construir uma webquest, você pode usar vários recursos. Vejam algumas dicas:

  • Use um mural do Padlet no formato de prateleiras para postar suas etapas epeça que os grupos, nos comentários, poste as respostas da etapa Processo.
  • Crie um site no Google sites, e abra abas para cada item da WebQuest.
  • Use um Powerpoint com links, salve em pdf e compartilhe por Email ou WhatsApp com seus alunos.

Descreva aos alunos como será avaliado o seu desempenho. Quais são os critérios específicos para o sucesso?  É importante identificar os principais erros a evitar mas, de uma maneira formativa, apontando os caminhos para a excelência.  Distinga as classificações relativas ao trabalho de grupo das prestações individuais, construindo , para isso, uma rubrica.

A rubrica geralmente tem a forma de uma tabela na qual se evidenciam os objetivos a serem alcançados na atividade e como será avaliado o de empenho do estudante, sob a forma de conceitos valorativos.

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Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

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