A rubrica ou matriz de avaliação facilita a aferição do rendimento do aluno nas áreas do currículo (assuntos ou temas) que são complexas, vagas e subjetivas . É indicada para questões discursivas, redações, produções de texto ou auto avaliação.
As Rubricas possibilitam avaliar o desempenho dos alunos por meio de critérios específicos, de forma clara e objetiva. Embora seja gasto um tempo significativo em sua construção, uma rubrica representa ganho de tempo no momento da atribuição de notas, uma vez que a cada dimensão e nível de desempenho podem ser previamente associados a pontuações e pesos.
A utilização de rubricas tende a melhorar o desempenho dosalunos, uma vez que permite ao professor explicitar de modo claro o que espera deles.
A rubrica prepara o caminho para um feedback ágil e de fácil compreensão, especialmente se foi discutida com os alunos antes da realização da tarefa. A agilidade e a clareza do feedback é comprovadamente um dos fatores que permite ao aluno superação de suas dificuldades.
A Construção de rubricas desenvolve as seguintes habilidades nos docentes:
- Estimula a reflexão a respeito da relação entre os objetivos e as tarefas propostas;
- Torna o trabalho de avaliar mais objetivo;
- Estimula a comunicação dos critérios e o feedback dos alunos;;
- Gera maior clareza a respeito das dificuldades e do potencial de cada estudante.
Na Educação a Distância uso de rubricas é indicado e pode ser usado com facilidade pelos professores, com as seguintes ferramentas:
A WebQuest é uma avaliação orientada na qual todos os recursos utilizados são provenientes da Web. A proposta, desenvolvida por Bernie Dodge em 1995, nos primórdios do uso escolar da Web, trouxe possibilidades para desenvolver o aprendizado de conteúdos de forma orientada.
Uma WebQuest é um recurso online elaborado para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa, que pode ser criado pelo professor de uma determinada disciplina, pode ser interdisciplinar ou, ainda, ser utilizado por um grupo de alunos. O objetivo é resolver uma tarefa, suficientemente desafiadora para despertar nos estudantes a necessidade de solucioná-la, utilizando-se, para isso, de recursos disponíveis na Web. Esses recursos são apresentados na própria WebQuest por meio de links que direcionam os estudantes para as páginas que contribuem para a solução do problema.
São itens fundamentais de uma WebQuest:
- Uma introdução sobre o tema a ser estudado, funcionando como um “pano de fundo” para a proposta;
- Uma tarefa desafiadora;
- Fontes de informação necessárias para a execução da tarefa, incluindo a Web e seus recursos;
- Descrição do processo, claramente organizado em passos que orientem o trabalho dos estudantes, porém que possibilitem a reflexão e a tomada de decisões;
- Orientação sobre como organizar a informação adquirida e uma conclusão que apresente aos estudantes o que eles aprenderam e os encorajem a utilizar a pesquisa em outros domínios do conhecimento (DODGE, 1995).
Ao elaborar tarefas desafiadoras, pensar no envolvimento dos membros do grupo é fundamental. Os participantes podem ter papéis para que, ao exercerem funções específicas, tornem-se corresponsáveis pela solução do problema, interagindo e buscando soluções em comum acordo com todos os envolvidos. Mais do que uma busca pela resposta a um problema, há uma construção coletiva de conhecimentos.
Para construir uma webquest, você pode usar vários recursos. Vejam algumas dicas:
- Use um mural do Padlet no formato de prateleiras para postar suas etapas epeça que os grupos, nos comentários, poste as respostas da etapa Processo.
- Crie um site no Google sites, e abra abas para cada item da WebQuest.
- Use um Powerpoint com links, salve em pdf e compartilhe por Email ou WhatsApp com seus alunos.
Descreva aos alunos como será avaliado o seu desempenho. Quais são os critérios específicos para o sucesso? É importante identificar os principais erros a evitar mas, de uma maneira formativa, apontando os caminhos para a excelência. Distinga as classificações relativas ao trabalho de grupo das prestações individuais, construindo , para isso, uma rubrica.
A rubrica geralmente tem a forma de uma tabela na qual se evidenciam os objetivos a serem alcançados na atividade e como será avaliado o de empenho do estudante, sob a forma de conceitos valorativos.