05 Dicas para ter sucesso no trabalho educativo em 2022

05 Dicas para ter sucesso no trabalho educativo em 2022

2022

Espero que vocês, que acompanham nossas postagens , já estejam aproveitando as férias curtindo o seu merecido descanso!

2021 foi um ano de muitos desafios e incertezas, mas também de muita aprendizagem e exigiu esforço de todos nós, educadores, para que nos adaptássemos às situações inusitadas com as quais nos deparamos.

feliz 2022

Agora, é pensar naquilo que  constatamos com as experiências vivenciadas e naquilo que podemos fazer para continuar aprendendo, acolhendo as pessoas e desenvolvendo nossas potencialidades criativas.

1-Ensino híbrido  e aula remota são coisas distintas.  Não é possível pensar em  modelo  híbrido se os alunos não tiverem alguma atividade presencial.  Portanto, esperamos que as escolas possam retomar as classes presenciais, incluindo ações com suporte tecnológico para que não se perca o que foi aprendido pelos professores com a utilização destes recursos;

2-O ensino híbrido é uma das apostas para driblar os obstáculos impostos por um biênio escolar atingido pela pandemia. Portanto, vamos utilizar todos os recursos que temos à nossa disposição em termos de tecnologia, tais como a TV , os computadores e os Smartphones  para mantermos a motivação dos estudantes; 

3- A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que as atividades de leitura, escrita e produção textual sejam realizadas  em várias mídias (como os próprios textos em papel ou mesmo os áudios de WhatsApp)  e trabalhem o desenvolvimento de habilidades para o uso significativo da linguagem. Devemos lembrar que  a alfabetização exige a escolha de um método, para que tenha sucesso;

4- Acolher é ouvir, apoiar, ajudar da forma que for possível, incentivar. Essa relação de troca e abertura com as famílias e os alunos foi e continua sendo fundamental pra que os vínculos entre professor, família e alunos sej fortalecido;

5- As metodologias ativas ganharam força e devem continuar a ser utilizadas em 2022. Duas técnicas foram as mais usadas e com melhores resultados: a sala de aula invertida e a rotação por estações. Quer saber mais ? Acesse o curso inteiramente on line que oferecemos pela Fundação Aprender.

 

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>