A caricatura é uma forma exagerada e deformada de lidar com alguma coisa.
As redes sociais, principalmente aquelas ancoradas em vídeos cursos, têm produzido caricaturas de professores de maneira preconceituosa. Isso me choca !
Fui professora e apesar de estar aposentada desde 1994, continuo na função docente porque ela me dignifica e me honra. Fico muito impressionada quando os pretensos caricaturistas recebem muito apoio, inclusive dos próprios professores.
Toda caricatura traz em si mesmo uma deformação, um exagero que desqualifica o que foi seu objeto. O humor é uma das maiores expressões da inteligência humana, mas, ao mesmo tempo, uma das mais difíceis de serem alcançadas. O que vejo atualmente são caricaturas de mau gosto, envolvendo professores e suas funções docentes de maneira pejorativa. Como vivemos numa época em que o pensamento está aprisionado e as pessoas se submetem ao império da mídia, este fenômeno está acontecendo de maneira desapercebida, como se fosse natural. Não o é !
O professor é o profissional que merece o respeito e a admiração da sociedade porque ele forma as novas gerações e todos os demais profissionais. Nada de curtir quem faz caricatura de professor. São comediantes menores, que não dão valor ao que fazem e desvalorizam o trabalho alheio. Basta !