Caricaturas de Professores

Caricaturas de Professores

caricatura

caricaturaA caricatura é  uma forma exagerada e deformada de lidar com alguma coisa.

As redes sociais, principalmente aquelas ancoradas em vídeos cursos, têm produzido caricaturas de professores de maneira preconceituosa. Isso me choca !

Fui professora e apesar de estar aposentada desde 1994, continuo na função docente porque ela me dignifica e me honra. Fico muito impressionada quando os pretensos caricaturistas recebem muito apoio, inclusive dos próprios professores.

Toda caricatura traz em si mesmo uma deformação, um exagero que desqualifica o que foi seu objeto. O humor é uma das maiores expressões da inteligência humana, mas, ao mesmo tempo, uma das mais difíceis de serem alcançadas. O que vejo atualmente são caricaturas de mau gosto, envolvendo professores e suas funções docentes de maneira pejorativa. Como vivemos numa época em que o pensamento está aprisionado e as pessoas se submetem ao império da mídia, este fenômeno está acontecendo de maneira desapercebida, como se fosse natural. Não o é !

O professor é o profissional que merece o respeito e a admiração da sociedade porque ele forma as novas gerações e todos os demais profissionais. Nada de curtir quem faz caricatura de  professor. São comediantes menores, que não dão valor ao que fazem e desvalorizam o trabalho alheio. Basta !

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>