12 tendências da educação na década 2020/2030

12 tendências da educação na década 2020/2030

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A década 2020-2030 será marcada pelo retorno da educação como guia de pessoas em direção a um mundo melhor!

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Vivemos uma década marcada por pandemia, eventos climáticos e problemas de toda natureza. A Educação tem um papel considerável neste momento em que vivemos, pois sua função social é a de mudar o mundo !

Por isso, vale a consideração sobre as tendências educacionais desta década – 2020-2030 – a fim de que possamos, cada um de nós, como professores ou familiares, pensar nas possibilidades que temos diante de nós:

  • Processos avaliativos que tenham como objetivo medir capacidade de memorização deixarão de existir. Vestibulares, ENEM, entre outros, acabarão;
  • As universidades corporativas terão maior relevância;
  • A educação será, por definição, híbrida, fazendo com que a experiência de aprendizado não se resuma ao que acontece dentro da sala de aula;
  • A inteligência artificial (IA) vai ampliar atuação nas salas de aula;
  • A pesquisa acadêmica se concentrará cada vez mais na solução de problemas atuais e reais;
  • As avaliações deixarão de ser individuais e passarão a ser em equipe;
  • A contratação por competências serão cada vez mais comuns e relevantes.
  • As competências socioemocionais terão prioridade no mundo do trabalho sobre as competências técnicas;
  • Novas disciplinas serão incorporadas aos currículos, como futuro e tendências, criatividade, empatia e cooperação, entre outras;
  • Grades e conteúdos serão co-criados com a participação de alunos, professores, escola e família;
  • As “nanodegrees’’ (microcertificações) serão a resposta à necessidade de atualização permanente. O conceito “lifelong learning” (aprendizado ao longo da vida) fará parte da rotina diária das pessoas;
  • As jornadas educacionais serão personalizadas e direcionadas ao perfil e momento de vida de cada aluno. Isso fará com que, no limite, cada aluno tenha a própria trilha de formação.

Educar” tem origem do latim “educare”, que é uma derivação dos termos “ex” e “ducere”, que significam: “ex”: “fora” ou “exterior”; “ducere”: “guiar”, “instruir”, “conduzir”. Educar é, portanto, conduzir, guiar. A educação, portanto, é como um duto no qual alguém entra de um lado e sai do outro melhor do que entrou !

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

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