Como Trabalhar a Atenção na Sala de Aula

Como Trabalhar a Atenção na Sala de Aula

file51

Estas diretrizes para trabalhar a atenção são muito úteis: Siga-as para ter sucesso com crianças desatentas :

file52

  • Brincar como motivação: Apresentar as atividades como um jogo pode ajudar a manter a atenção das crianças
  • Variedade de atividades: Mude de atividade regularmente para evitar fadiga e tédio. Frequência e duração: Pratique duas ou três vezes por semana durante no máximo 15 minutos de cada vez (1 ou 2  atividades).
  • Horários adequados: Escolha horários antes de começar ou quando as crianças já estiverem fazendo trabalhos escolares. Evite deixar para o final, pois o cansaço acumulado pode afetar a eficácia.
  • Não facilite demais: ajude apenas quando necessário para encorajar uma análise independente
  • Não esclareça dúvidas sem prestar atenção: Não esclareça dúvidas se a criança não estiver prestando atenção. É importante que analisem o que lhes é proposto.
  • Concentre-se na autodescoberta: em vez de apontar os erros, permita que a criança repita o processo e descubra ela mesma os erros.

O papel do adulto é mediar as situações de aprendizagem, de tal modo que a crianças se sinta capaz de realizar qualquer atividade proposta pela escola !

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>