Imagine uma loja em liquidação em que há muitos produtos a preços baixos e de fácil acesso, mas onde nem tudo é bom e para achar algo de qualidade é preciso vasculhar. É praticamente dessa forma que funciona a oferta de informações na internet. Há milhares de sites, mas nem sempre há garantia de conteúdo seguro.
Para os estudantes, que cada vez mais substituem os livros didáticos e enciclopédias pela informação on-line, o que parece uma imensa vantagem pode se transformar em uma cilada e colocar em descrédito o trabalho escolar .
Como as informações ficam disponíveis na Web ?
Os sites de busca usam vários critérios que definem uma sequência de instruções, os chamados algoritmos, que fazem com que uns sites fiquem em primeiro e outros em último lugar no resultado. No Google, por exemplo, os algoritmos são a quantidade de links em outros sites que apontam para aquela página, as palavras que foram digitadas na busca e que batem com as que estão no título do site, indicações de rede social, ou seja, quantidade de vezes que o site é citado nelas. Por isso, os primeiros resultados nem sempre são os mais confiáveis e terão a informação de que o estudante precisa.
Há também fatores comerciais. A maioria dos buscadores cobra para que um site apareça entre os primeiros dez resultados em casos de pesquisa por determinadas palavras.
O resultado da busca também depende do computador de onde ela é feita. Cada vez que um usuário o utiliza, fica registrado um histórico de sites preferidos. Se, por exemplo, uma pessoa visita bastante sites de compra, quando fizer sua busca, se a palavra digitada estiver presente em alguns sites, eles serão listados. É por isso que o resultado de uma pesquisa nem sempre será igual para todos.
Como selecionar melhor as informações ?
Alguns códigos são essenciais quando o foco da procura é alguém famoso ou algum termo com mais de um significado.Veja alguns deles:
Aspas (” “) Ao procurar informações sobre um educador importante, como Paulo Freire, coloque o nome todo entre aspas. Assim, o mecanismo de pesquisa percorre a rede atrás de documentos que apresentem apenas as palavras Paulo e Freire juntas.
Subtração ( – ) Se o objetivo é encontrar dados sobre Fernando Henrique Cardoso (FHC) apenas como sociólogo, utilize o sinal de subtração (-). Escreva “Fernando Henrique Cardoso” – presidente. A pesquisa retorna com a informação mais precisa, ignorando a relação desta pessoa com a presidência da república;
Adição (+) É possível refinar ainda mais a busca usando o sinal de adição (+). Ao digitar “Fernando Henrique Cardoso” – presidente+sociólogo, a primeira chamada da lista já aborda a atuação de FHC como sociólogo.
Intitle Para buscar apenas sites que contenham a palavra requisitada no título, o código a ser usado é intitle (dar título, em inglês). Para pedir documentos com o termo tsunami, por exemplo, escreva intitle:tsunami. Dessa forma, serão selecionados apenas sites que sejam focados realmente nas ondas gigantes.
Quais as dicas para uma pesquisa segura ?
Data :A data de publicação da página éum dado importante se a procura for por notícias. Há risco de os sites exibirem informações desatualizadas.
Assinatura :Observando o endereço da página, é possível ter uma idéia da credibilidade do conteúdo: As extensões .gov (governamentais), .org (instituições sem fins lucrativos) e .edu (universidades) são mais indicadas. A extensão .com, que é a mais comum, abriga de tudo – muita bobagem, mas também sites de jornais e revistas.
Fazer a busca em pelo menos três sites Os consultores em pesquisa recomendam fazer a busca em, no mínimo, três sites. Dizem que a experiência fica ainda mais interessante quando um único tema é pesquisado de diferentes maneiras. É possível encontrar textos de natureza diversa sobre a morte da freira Dorothy Stang – ocorrida no Pará em fevereiro – modificando a forma de pesquisa. Veja os exemplos:
“Dorothy Stang” +blog +paraense: um dos primeiros resultados é um texto informal, cheio de adjetivos, de uma jovem moradora da Região Norte.
“Dorothy Stang” +jornal: chega-se a um texto jornalístico e não opinativo.
“Dorothy Stang” +análise: o mecanismo traz textos de especialistas que analisam o assassinato.
Os professores sabem que as crianças de hoje tem acesso ao computador, independentemente de sua classe social. Por isso, incentivam seus alunos a realizarem buscas na internet. Clique aqui para fazer o download de uma proposta de pesquisa escolar com uso da internet.
Um abraço,
Júlia
Referências:
Anna Simas, Gazeta do Povo, 31/05/2011 – Curitiba PR.
Revista Escola, Editora Abril. http://revistaescola.abril.com.br/. julho 2014. Acesso em 06/04/2015