No Dia Mundial do Mundial do Meio Ambiente é preciso pensar na Educação Ambiental porque, sem ela, as mudanças necessárias para a conscientização das populações não acontecerão.
A Educação Ambiental é subdividida em formal e informal:
-
Formal: É um processo institucionalizado que ocorre nas unidades de ensino;
-
Informal: Se caracteriza por sua realização fora da escola, envolvendo flexibilidade de métodos e de conteúdos e um público alvo muito variável em suas características (faixa etária, nível de escolaridade, nível de conhecimento da problemática ambiental, etc.
A principal meta da Educação Ambiental é desenvolver novas compreensões e habilidades, novos conhecimentos e motivações favoráveis à aquisição de novas mentalidades, atitudes e valores essenciais para que, na contemporaneidade possamos lidar com os principais problemas e questões ambientais objetivados a encontrarmos alternativas e soluções sustentáveis. Sugerimos aos pais e aos professores a leitura do livro A Escola Sustentável, de Lucia Legan.
Princípios da Educação Ambiental:
1- Considerar o meio ambiente em sua totalidade, isto é, em seus aspectos naturais e criados pelo homem (político, social, econômico, científico-tecnológico, histórico-cultural, moral e estético).
2- Constituir um processo contínuo e permanente, através de todas as fases do ensino formal e não-formal.
3- Aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada disciplina, de modo que se adquira uma perspectiva global e equilibrada.
4- Examinar as principais questões ambientais, do ponto de vista local, regional, nacional e internacional, de modo que os educandos se identifiquem com as condições ambientais de outras regiões geográficas.
5- Concentrar nas condições ambientais atuais, tendo em conta também a perspectiva histórica.
6- Insistir no valor e na necessidade de cooperação local, nacional e internacional, para prevenir e resolver problemas ambientais.
7- Considerar, de maneira explícita, os aspectos ambientais nos planos do desenvolvimento e de crescimento.
8- Ajudar a descobrir os sintomas e as causas reais dos problemas ambientais.
9- Destacar a complexidade dos problemas ambientais e, em conseqüência, a necessidade de desenvolver o senso crítico e as habilidades necessárias para resolver tias problemas.
10- Utilizar diferentes ambientes educativos e uma ampla gama de informações para comunicar e adquirir conhecimentos sobre o meio ambiente, acentuando devidamente as atividades práticas e as experiências pessoais.
Educação Ambiental é imprescindível nos dias de hoje, quando a humanidade se depara com dificuldades globais decorrentes das políticas dos países mais desenvolvidos. Só teremos avanços nesta área quando as populações adquirirem consciência da necessidade de mudar hábitos. Nisso, a escola tem um papel preponderante !
1 Comment
Excelente conteúdo! Profundo, informativo e muito bem
estruturado. Parabéns pela qualidade excepcional do
material apresentado, é verdadeiramente esclarecedor e
inspirador