No momento em que vivemos uma pandemia de covid 19, os professores se deparam com uma situação nova, perante a qual necessitam prover conteúdos e organizar tarefas para alunos cujas aulas estão suspensas. Parece que a era em que os docentes trabalhavam frente a um quadro negro abarrotado de informações, falavam sem parar a uma turma de alunos, está terminando. Atualmente a tecnologia é a principal exigência para eles e este é um grande desafio, pois muitos não têm afinidade, hábito e experiência com recursos digitais.
Como criar conteúdos num blog da classe; uma página do Facebook na qual tarefas , vídeos e textos podem ser postados; usar o twitter para enviar pequenas mensagens diárias, alimentando o moral da turma; gravar vídeos na Youtube etc.
Professores hoje necessitam aprender a criar tirinhas, animações, usar plataformas on line como o moodle ou o trello, pois necessitam investir no dinamismo e na criatividade. Os trabalhos que favorecem a interação com o outro são os mais indicados, assim como aqueles que utilizam a tecnologia digital, a qual é aceita e utilizada pelos jovens com familiaridade e facilidade.
Atividades muito sistemáticas não têm sucesso com a geração Z, os nativos digitais. Antigamente, as únicas referências eram pai, tio, padrinho, padre. A geração da internet tem mil amigos no Facebook, 500 seguidores do Twitter. O professor é só uma referência entre outras muitas que eles têm , e, por isso, sua forma de trabalhar precisa se modificar.
Mesmo que as abordagens via redes sociais funcionem, pais e professores devem estar atentos também ao desenvolvimento do aluno no campo pessoal já que, entre as deficiências dessa geração, está a dificuldade em se relacionar.
Neste momento, a família é exigida tanto quanto os docentes. Os pais estão em isolamento social, mas muitos em trabalho remoto. As atividades propostas para reposição das aulas presenciais precisam ser planejadas de forma a que o aluno possa realizá-las com autonomia, criatividade e prazer, pois estão lidando com tensões pessoais e sociais que trazem impacto em suas subjetividades.
O que podemos concluir dessa situação ?
Momentos de mudanças como os que estamos vivendo trazem oportunidades de aprendizagem. Traçam limites, que nada mais são do que oportunidades. Precisamos refletir a respeito das lições que podem ser aprendidas pela escola, pelos professores, pelas famílias ,no sentido de que busquem novos recursos educativos, mais compatíveis com os alunos de hoje.