Professores, alunos e escola em isolamento social

Professores, alunos e escola em isolamento social

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No momento em que vivemos uma pandemia de covid 19, os professores se deparam com uma situação nova, perante a qual necessitam prover conteúdos e organizar tarefas para alunos cujas aulas estão suspensas. Parece que a era em que os docentes trabalhavam frente a um quadro negro abarrotado de informações, falavam sem parar a uma turma de alunos, está terminando. Atualmente  a tecnologia é a principal exigência para eles  e este é um grande desafio, pois muitos não têm afinidade, hábito e experiência com recursos digitais.

Como criar conteúdos num blog da classe; uma página do Facebook na qual tarefas , vídeos e textos podem ser postados; usar o twitter para enviar pequenas mensagens diárias, alimentando o moral da turma; gravar vídeos na Youtube etc.

moodleProfessores hoje necessitam aprender a criar tirinhas, animações, usar plataformas on line como o moodle ou o trello, pois necessitam investir no dinamismo e na criatividade. Os trabalhos que favorecem a interação com o outro são os mais indicados, assim como aqueles que utilizam a tecnologia digital, a qual é aceita e utilizada pelos jovens com familiaridade e facilidade.trello

 

 

 

 

Atividades muito sistemáticas não têm sucesso com a geração Z, os nativos digitais. Antigamente, as únicas referências eram pai, tio, padrinho, padre. A geração da internet tem mil amigos no Facebook, 500 seguidores do Twitter. O professor é só uma referência entre outras muitas que eles têm , e, por isso, sua forma de trabalhar precisa se modificar.

Mesmo que as abordagens via redes sociais funcionem, pais e professores devem estar atentos também ao desenvolvimento do aluno no campo pessoal já que, entre as deficiências dessa geração, está a dificuldade em se relacionar.

Neste momento, a família é exigida tanto quanto os docentes. Os pais estão em isolamento social, mas muitos em trabalho remoto. As atividades propostas para reposição das aulas presenciais precisam ser planejadas de forma a que o aluno possa realizá-las com autonomia, criatividade e prazer, pois estão lidando com tensões pessoais e sociais que trazem impacto em suas subjetividades.

O que podemos concluir dessa situação ?

Momentos de mudanças como os que estamos vivendo trazem oportunidades de aprendizagem. Traçam limites, que nada mais são do que oportunidades. Precisamos refletir a respeito das lições que podem ser aprendidas pela escola, pelos professores, pelas famílias ,no sentido de que busquem novos recursos educativos, mais compatíveis com os alunos de hoje.

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

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