A Avaliação da Aprendizagem no Contexto do Ensino Remoto

A Avaliação da Aprendizagem no Contexto do Ensino Remoto

Quiz concept

quizEste é um tema que interessa a todos os educadores, pois vivemos num período no qual as aulas remotas e os encontros por meio de aplicativos digitais são a forma utilizada para promoção do processo de ensino/aprendizagem.

Como avaliar on line ?   

Que recursos temos à nossa disposição para este fim ?

Primeiramente precisamos entende o que é avaliar. A palavra avaliação contém, em si, seu significado: trata-se de uma ação. Porém, uma ação dirigida a atribuir um valor a alguma coisa, o que, por sua vez, tem relação com aval. Sendo assim, quem avalia, dá seu aval, registra sua atribuição de valor ao trabalho de outrem. 

Por isso, avaliar é uma ação objetiva e subjetiva, pois sempre haverá algo dos valores de quem avalia no contexto deste processo que se pretende neutro. Desta maneira, como deve ser a conduta do professor ou mediador de aprendizagens para avaliar seus alunos? Que recursos tecnológicos existem disponíveis para que possam ser utilizados nas aulas remotas  de maneira a garantir minimamente os aspectos objetivos neste processo ?

Iniciamos, com este post, as reflexões sobre este tema. Apresentamos, inicialmente, recursos que permitem respostas bem objetivas a respeito de temas relacionados aos conteúdos das diversas disciplinas que compõem os currículos e programas desde o ensino de primeiro grau até o ensino superior e a pós-graduação.

O primeiro recurso que destacamos sãos os quizzes, ou perguntas de múltiplas opções que podem ter uma ou mais respostas corretas. Um quiz deve ser composto somente por perguntas de múltipla escolha e não por questões abertas. Essa é uma das características que faz com que ele seja dinâmico e rápido. Os quizzes têm hoje aplicativos que os projetam a partir das informações fornecidas pelo usuário. Neste sentido, é preciso ter cuidado em sua elaboração. Sugerimos aqui alguns passos para sua criação:

1- O quiz precisa manter relação com o conteúdo do curso. Você pode usar um pouco de todo o conteúdo em um único quiz ou segmentar por áreas e assuntos diferentes;

2- As perguntas devem ser criativas, para despertar o interesse dos alunos. Nada de “pegadinhas”, que servem apenas para desorientar o estudante;

3- As respostas às questões devem ser curtas, para facilitar a escolha pelo aluno;

4- Se a pergunta é criativa, as respostas podem ser divertidas. Use o bom humor! Aprender é divertido!

5-Revise seu quiz antes de publicá-lo. Isso é relevante para que não existam erros que podem atrapalhar o processo avaliativo.

Os quizzes podem ser elaborados sobre qualquer assunto e podem servir até como diversão em família. Veja exemplos disso em https://www.tecmundo.com.br/quizz

Os quizzes podem ser criados pelo professor e enviados aos alunos, que podem responder às perguntas até pelo celular. Existem aplicativos específicos para a elaboração de quizzes. Dentre eles, destacamos:

1-Socrative

Por meio do Socrative, professores podem elaborar testes e até mesmo provas completas nos seus computadores. Além disso, para compartilhar o questionário, só é necessário que o aluno tenha um computador ou um smartphone.

2-That Quiz

O site That Quiz, ou Aquele Quiz pode ser utilizado para diversos níveis escolares e acadêmicos. Ele já seleciona algumas questões e temas para criar o quiz e compartilhar com os alunos.

3 – ProProfs Quiz Maker

Para criar testes e questionários rapidamente, além de ter acesso fácil ao resultado, utilize o ProProfs Quiz Maker, site que oferece esse tipo de serviço.

4- Quiz Works

Se você não tem tempo suficiente para demorar na criação de um questionário, utilize o Quiz Work, site que oferece as ferramentas necessárias para a elaboração de testes.

 5- EDpuzzle

Que tal transformar um vídeo em um questionário? Isso é possível com o EDpuzzle, site que oferece ferramentas para adicionar a sua voz, textos, perguntas, imagens e cortes em qualquer vídeo que  quiser.

 

Estas são algumas sugestões. Decerto que existem outras disponíveis na web. O importante é usá-las adequadamente, de acordo com as dicas que trouxemos neste post. Gostou ? Comente compartilhe !

Júlia Eugênia Gonçalves
Júlia Eugênia Gonçalves
Psicopedagoga há 41 anos, com formação em mestrado pela UFF./RJ. Carioca, moro em Varginha/MG desde 1996, quando fui contratada pela UEMG para participar de um projeto de formação de professores, depois de ter me aposentado da rede pública federal, onde atuava como docente no Colégio Pedro II. Pertenci ao Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010. Presido a Fundação Aprender, em Varginha, instituição pública de Direito Privado, sem finalidades financeiras e de utilidade pública.Atualmente tenho me especializado em EaD e suas interfaces com a Psicopedagogia.

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