Para que os alunos aprendam a ler e a escrever é preciso, como já escrevemos aqui, que o professor tenha conhecimento a respeito do processo de alfabetização.
Alfabetizar é uma ação, ou seja, pressupõe uma atividade consciente e dirigida de uma pessoa que domina o código alfabético em relação à outra, que o desconhece. Entretanto, a alfabetização é mais do que o domínio puro e simples dos elementos do código, é também o acesso aos significados produzidos por suas combinações.
O professor que atua nos primeiros anos do ensino fundamental precisa conhecer o âmbito teórico e prático da alfabetização para ter sucesso em seu trabalho. Por isso, elencamos abaixo alguns pontos que poderão ser úteis em sua atividade docente:
- Alfabetização e letramento são processos distintos: alfabetização é um processo delimitado no tempo e no espaço, pressupõe a utilização de métodos e técnicas específicas para a aprendizagem da leitura e da escrita; letramento é um processo natural, espontâneo, que ocorre no ambiente social, num continuum que se amplia com o decorrer do tempo e que se aprofunda se a pessoa se alfabetizar;
- Os métodos de alfabetização são os caminhos que o professor pode escolher para trilhar com seus alunos em direção à aprendizagem da leitura e da escrita. Não é possível caminhar ao mesmo tempo em vários caminhos, correto ? Então é preciso escolher um método e segui-lo para conseguir êxito;
- Construtivismo não é método de alfabetização. É metodologia educacional baseada numa filosofia segundo a qual o ser humano se constrói e constrói conhecimentos por meio das ações que mantém com o meio ambiente natural e social;
- Os métodos de alfabetização podem ser analíticos ou sintéticos. Os analíticos ou globais são aqueles que vão do todo para as partes e os sintéticos são aqueles que vão das partes para o todo;
- Existem pesquisas que comprovam a eficiência dos métodos sintéticos sobre os analíticos na alfabetização das crianças brasileiras. Portanto, escolher um método sintético de alfabetização é uma dos fatores predominantes para o sucesso;
- São métodos sintéticos de alfabetização os fonéticos, silábicos e alfabéticos. Dentre estes, os fonéticos são aqueles que melhores resultados apresentam, sobretudo quando utilizam as rotas de processamento da informação : fonológica, lexical, sintática e semântica;
- Existem métodos de alfabetização fonéticos antigos, tais como o MIM- Método Iracema Meireles, mais conhecido como ” A Casinha Feliz” e como o Método da Abelhinha;
- E métodos de alfabetização fonéticos mais modernos, tais como o Método Fônico e a Alfabetização Fônica criados por Alessandra Gotuso Seabra e como o Método das Boquinhas criado por correntes relacionadas com a fonoaudiologia;
- Independentemente do método de alfabetização escolhido, o professor pode utilizar diversas técnicas e seguir a metodologia que desejar, de acordo com sua filosofia de ensino: positivista ou construtivista;
- As técnicas utilizadas no processo de alfabetização devem privilegiar as correspondências letra-som; letra -imagem; som-imagem etc.
O professor alfabetizador se realiza quando vê seus alunos lendo e escrevendo de acordo com as normas ortográficas e dando significado ao que produz. Portanto, desejamos que estes dez pontos possam servir auxiliá-lo de forma a que alcance o sucesso tão almejado !
19 Comments
Excelente texto para professores alfabetizadores. São dez pontos essenciais a quem alfabetiza! E cada um deles tem abrangência para subsidiar a prática alfabetizadora.
Para alguém apaixonada por alfabetização e por ter atuado muitos anos com alunos em fase de alfabetização gostei do texto, pois o mesmo pontua, com clareza, pontos significativos e indispensáveis para nós professores.
Oi Eli,
Fico feliz em saber que meu texto foi significativo para você.
Um abraço,
Júlia
Obrigada !
Oi Tatiane,
Faça isso ! Tenho certeza de que você ajudará seus alunos usando a abordagem fônica.
Um abraço,
Júlia
Parabéns! Amei a postagem!
Pesquisei sobre a alfabetização boquinhas, não conhecia e achei muito interessante. Este ano estou trabalhando como professora de reforço, e vejo muita dificuldade das crianças na compreensão silábica e fonética. Trabalhar com métodos “decorebas” realmente não dá certo, entra ano e sai ano os mesmos alunos continuam com a dificuldade. Vou comprar este livro e inovar ! Estas dicas da Dra. Professora Julia é de muita valia.
Muito obrigada,
Tatiane Lima de C e Silva.
Oi Taiane,
Que bom você ter gostado.
Pesquise também sobre o método da Casinha Feliz. Veja em http://www.acasinhafeliz.com.br
Um abraço,
Júlia
Muito bom texto. Elucidou muito bem os métodos de alfabetização.
Obrigada !
Excelente texto.
Para mim foi muito proveitoso pois pude utilizá-lo com meus professores.
Obrigada irmã!
Tenho acompanhado suas postagens e esta chamou minha atenção em especial. Sou alfabetizadora e vivo procurando soluções para os alunos que têm mais dificuldade. Concordo com você . Achei seu texto ótimo.
Gostaria que me esclarecesse melhor sobre o ítem 9, quando fala de filosofia construtivista ou positivista.
Oi Filomena,
A questão é a seguinte:
A Filosofia dos séculos XIX e XX foi de base positivista, baseada na análise, na regra, nos pressupostos do saber como algo inerente à condição humana, o que vai inspirar, por exemplo a psicologia inatista, segundo a qual cada ser humano já nasce pronto.
A filosofia construtivista surge no século XX e continua na atualidade e parte do princípio de que o ser humano se constrói a partir da ação e da relação com o meio. Ou seja, ninguém nasce pronto. Todos se constroem e, sendo assim, há sempre um espaço de ignorância em cada um de nós, ninguém sabe tudo.
Há metodologias de base positivista e de base construtivista, coexistindo na escola de hoje. Porém, não existe um método de alfabetização positivista ou um método de alfabetização construtivista, porque não há nenhuma formulação em ambas as propostas que orientem o professor sobre como alfabetizar, como proceder, por onde começar etc.
tudo bem !
estou acompanhando a publicação
esta me ajudando muito com meus filhos.
Oi Rubens, que bom !
Obrigada !
Oi Adri,
Obrigada pelo incentivo. O texto desta semana traz sugestões de atividades para o trabalho com consciência fonológica na alfabetização. Você já viu ?
Um abraço,
Júlia
Júlia,
Boa noite,
Amei seu texto, fico feliz em conhecer pessoas que respiram alfabetização, que se debruçam sobre a missão ALFABETIZAR. Amei seu texto, cada vez que leio sobre o assunto, me sinto na responsabilidade de melhorar. Gostaria de saber suas considerações sobre os métodos Casinha Feliz e Abelhinha.
Abraço,
Marta
Oi Martta,
Eu trabalho com o Método da Casinha Feliz há muitos anos. Sou autorizada a ministrar cursos e palestras pela autora, profa. Iracema Meireles, com quem aprendi a aplicá-lo. O método da Abelinha segue o mesmo paradigma e também é muito bom. Os métodos fonéticos e silábicos são aqueles que melhor resultado apresenta na alfabetização, principalemnte com as crianças dde 6 anos de idade.
Um abraço,
Júlia