Além das questões que já analisamos a respeito do diagnóstico da criança em fase de alfabetização é importante que o professor ainda observe como está o nível de letramento daquelas que ingressam em sua classe.
Considerando-se que todas pertencem a uma sociedade letrada – cuja língua possui registro escrito – estão, portanto, submetidas ao processo natural e espontâneo de letramento desde que nasceram. Porém, dependendo de sua realidade sócio-cultural, tal processo pode ter sido mais ou menos intensificado. O letramento se amplia num continuum durante toda a existência das pessoas . Quanto melhor for o nível de letramento, maior serão as oportunidade de imersão e mais compreensão da relação entre oralidade e escrita será possível ,facilitando seu processo de alfabetização.
Em relação ao nível de letramento o professor deve observar :
- A apropriação do sistema de escrita: se a criança faz distinção entre letras e desenhos; letras e rabiscos; letras e números; letras e símbolos gráficos tais como setas, asteriscos, sinais matemáticos, etc.;
- A apropriação do sistema de leitura: se ela sabe a função de um jornal, se pergunta sobre publicações, localiza pontos de acesso público e privado aos textos impressos (bibliotecas) e identifica pontos de compra de livros (livraria,bancas, etc,). Além disso, se possui “modelo de leitor”, ou seja, se tem uma ideia de como se lê um texto, um livro ou um periódico. Se ” brinca de ler”;
- O desenvolvimento da oralidade: como a criança participa das interações cotidianas em sala de aula. Se ela escuta com atenção, se responde às questões propostas pelo professor, se planeja sua fala em situações formais de interação social. Além disso é importante notar se é capaz de narrar uma história com sequência ( início-meio e fim ), se consegue dar recados, se memoriza pequenos textos e poesias.
Por fim, deve o professor observar se a criança tem consciência fonológica, silábica e vocabular, de maneira que possa compreender como se processam na escrita a formação de sílabas, palavras e textos. Estes aspectos são muito relevantes porque demonstram se ela percebe que a fala é contínua e a escrita segmentada e que para cada som emitido oralmente corresponde um sinal gráfico. Sem esta percepção o aluno não será capaz de estabelecer a relação letra/som, fundamental para que ingresse no sistema de escrita alfabética que impera em nossa cultura.
Um bom nível de consciência fonológica é avaliado :
- Pela percepção de rimas e aliterações – antecipando as rimas e distinguindo sons iguais ou diversos no início, meio e fim das palavras;
- Pela percepção de semelhanças e diferenças fonêmicas- identificando os sons no início, meio e fim das palavras;
- Pelo estabelecimento de correspondências unívocas e biunívocas entre fonemas, sílabas, palavras e imagens.
Com este texto finalizamos a série de artigos a respeito do diagnóstico da criança em fase de alfabetização, esperando que tenham trazido informações válidas e úteis para todos os interessados.
2 Comments
Parabens Julia pelas publicações compartilhadas.
Você consegue abordar de forma clara e objetiva os aspectos essenciais que enriquecem a pratica pedagógica dos professores. Suas publicações tem sido muito uteis nas reuniões de estudo bem como aproveitadas na revisão da Proposta Pedagogica e do PPP da escola.
Oi Sávia,
Fico feliz em saber que meu trabalho auxilia a escola.
Um abraço,
Júli